Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Congelamento de sementes: Uma alternativa para a conservação do germoplasma de café

Como Citar
Acuña-Zornosa, R. (2020). Congelamento de sementes: Uma alternativa para a conservação do germoplasma de café. Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71117. https://doi.org/10.38141/10795/71117

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Recursos Genéticos

germoplasma

banco de semillas

conservación de semillas

congelamiento de semillas

criocongelación de semillas

café

Recursos genéticos

germoplasma

banco de sementes

conservação de sementes

congelamento de sementes

crio-congelamento de sementes

café

Genetic Resources

germplasm

seed bank

seed conservation

seed freezing

seed cryofreezing

coffee

##articleSummary.lastnum##
seção
Fisiologia vegetal
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Ricardo Acuña-Zornosa

Resumo

O germoplasma de café é a matéria-prima do melhoramento genético para o desenvolvimento de variedades com bons atributos agronômicos, resistentes à ferrugem e com excelente produção e qualidade em xícara. No Cenicafé existe um banco de germoplasma conhecida como a Coleçao Colombiana de Café (CCC), que contém a diversidade genética para fazer frente aos desafios agronômicos da cultura. A CCC é conservada em campo pelo qual está exposta a riscos de perda de seus componentes devido a pragas, doenças, condições climáticas adversas ou problemas de adaptabilidade. Para mitigar esse risco, o germoplasma também poderia ser conservado como um banco de sementes, mas não usando os métodos convencionais de desidratação, uma vez que as sementes de café não podem ser armazenadas por mais de um ano. Este seminário apresentará os resultados da validação de um método de conservação de sementes de Coffea sp. a uma temperatura de -196°C, o que possibilitaria criar um banco de sementes da CCC como alternativa à coleção de campo.

Ricardo Acuña-Zornosa, Centro Nacional de Investigaciones de Café

Investigador Científico III, Fisiología vegetal