Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Broca-do-café: diminua seu impacto por meio de manejo integrado

Como Citar
Benavides Machado, P. (2020). Broca-do-café: diminua seu impacto por meio de manejo integrado. Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71112. https://doi.org/10.38141/10795/71112

Dimensions
PlumX

Palavras chave
MIP

Hypothenemus hampei

Curculionidae

MIP

Hypothenemus hampei

Curculionidae

MIP

Hypothenemus hampei

Curculionidae

##articleSummary.lastnum##
seção
Entomologia
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Pablo Benavides Machado

Resumo

A broca do café é uma das principais pragas da cultura do café na Colômbia que afeta a produtividade, a qualidade e a lucratividade da safra. O Cenicafé, desde a chegada desse inseto de origem africana ao país, tem investigado e validado com sucesso um programa de manejo integrado para mantê-lo sob controle. As estratégias devem ser focadas naquela cafeicultura que, devido à sua localização geográfica e altitude, é mais vulnerável ao ataque da BC. Além disso, as previsões meteorológicas permitem estabelecer os cenários críticos onde o controle de pragas deve ser aplicado com maior diligência. Nesses locais e momentos, os registros de floração dos cafezais permitem antecipar as práticas de manejo com uma antecipação de oito meses; portanto, é possível planejar as ações a serem realizadas com tempo suficiente para se obter uma colheita saudável e abundante. Este seminário apresenta os aspectos biológicos do inseto que estão relacionados à temperatura e permitem a identificação de áreas de cafeicultura vulneráveis à BC; é realizado um exercício para estabelecer o plano de manejo da BC nas diferentes regiões cafeeiras da Colômbia e são esclarecidos os conceitos de cada estratégia de controle biológico, físico, químico e cultural.

Pablo Benavides Machado, Centro Nacional de Investigaciones de Café

Investigador Científico III, Cenicafé