Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sistemas agroflorestais com café (Diversidade de espécies para sombra)

Como Citar
Farfán-Valencia, F. (2020). Sistemas agroflorestais com café (Diversidade de espécies para sombra). Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71124. https://doi.org/10.38141/10795/71124

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Factores ambientales

sombríos

sombra

sistemas agroforestales

Cenicafé

plantilla visual de sombra

Fatores ambientais

sombrio

sombra

sistemas agroflorestais

Cenicafé

Planilhas Visual da Sombra

Environmental factors

shady

shade

agroforestry systems

Cenicafé

Shadow Visual Template

##articleSummary.lastnum##
seção
Fitotecnia
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Francisco Farfán-Valencia

Resumo

Após árdua pesquisa desmente-se que a densidade de plantio para variedades de porte baixo não deva exceder 4.500 plantas/ha e para variedades de porte alto não deve exceder 2.500 plantas/ha. A densidade de plantio é determinada por cinco características: a extensão do período de crescimento, a duração do ciclo de produção, a oferta ambiental (clima e solos), a variedade e a arquitetura das plantas. No seminário, são apresentados resultados de pesquisas determinando que as densidades dos cafezais à sombra estão entre 6.000 e 8.000 plantas/ha, portanto, ao se ter densidades altas, também é necessário pensar em ciclos de renovação curtos. A decisão de renovar ou não renovar o café é tomada pelo cafeicultor de acordo com o estado de deterioração e improdutividade da lavoura. Em termos práticos, a idade ótima para renovação de uma lavoura de café de 10.000 plantas/ha deve ser de cinco anos (quarta colheita), com 5.000 plantas/ha deve ser aos seis anos, e com baixas densidades (2.500 plantas/ha) deve ser aos sete anos. Material Complementario Fitotecnia 70 Por fim, são apresentados os estudos de avaliação de equipamentos desde 1993 para o registro do percentual de cobertura desde a revisão de equipamentos complexos até a construção de equipamentos e instrumentos práticos em benefício do cafeicultor (Planilhas Visual da Sombra (PVS), Densiômetro Cúbico (DC), Densiômetro de Ponto (DP)).

Francisco Farfán-Valencia, Centro Nacional de Investigaciones de Café

Investigador Científico II, Fitotecnia

Artigos Semelhantes

71-80 de 126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.