Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sobre a Revista Cenicafé

ISSN

ISSN 2711-3477 (Online) / ISSN 0120-0275 (Print)

DOI 10.38141/10778

História, foco e escopo

A Cenicafé Journal é uma publicação semestral editada e financiada desde novembro de 1949 pelo Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira. Inicialmente esta publicação começou sob o nome de Boletín Informativo "órgão da Biblioteca do Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira" em julho de 1949 sob a direção do Bernardo González Casas com o objetivo de divulgar o trabalho científico realizado pelo centro. Os principais temas dos resultados foram: conservação do solo, fertilidade do solo, física do solo, clima, doenças e pragas do café. Em 1956, sob a direção do Hernán Uribe Arango, o Boletín Informativo foi renomeado Cenicafé Journal, e em janeiro de 1957, após indexar as revistas anteriores e fazer alterações no design, surgiu o volume VII da publicação. Por volta de 1975, com a publicação do volume 26, surgiu a primeira fotografia colorida e os artigos científicos incluíam um resumo em inglês. Sem dúvida, a Cenicafé Journal com seus 71 anos de vida ainda está fortalecida com a apresentação dos resultados das pesquisas obtidas pela Federação Nacional dos Cafeicultores no processo de desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.

In 1956, under the direction of Hernán Uribe Arango, the Informative Bulletin was renamed Cenicafé Journal. In January 1957, after making the indexes of the previous journals and modifications in the design, volume VII of the publication appeared.

Por volta de 1975, com a publicação do volume 26, surgiu a primeira fotografia colorida e os artigos científicos incluíam um resumo em inglês. Sem dúvida, a Cenicafé Journal com seus 71 anos de vida ainda está fortalecida com a apresentação dos resultados das pesquisas obtidas pela Federação Nacional dos Cafeicultores no processo de desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.

Missão

A revista publica artigos originais e inéditos derivados de pesquisa e experimentação na cafeicultura nas diferentes áreas das ciências agrícolas, tais como Silvicultura, Economia e desenvolvimento rural, Fisiologia vegetal, Cultivo de plantas, Genética vegetal e biodiversidade, Gestão ambiental e sustentabilidade, Gestão de culturas e tecnologia pós-colheita, Gestão de sistemas de produção, Mecanização, Recursos biofísicos, Saúde vegetal e proteção de cultivos, Sistemas de informação, Zoneamento e georreferenciamento, Transformação e agroindústria, Variabilidade e mudança climática.

Objetivos

- Publicar artigos originais e inéditos derivados de pesquisas e experimentações associadas à cafeicultura.