Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Aplicação de nutrientes vía foliar na cafeicultura colombiana: entre a expectativa e a realidade

Como Citar
González-Osorio, H. (2020). Aplicação de nutrientes vía foliar na cafeicultura colombiana: entre a expectativa e a realidade. Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71139. https://doi.org/10.38141/10795/71139

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Nutrición del café

fertilización complementaria

Nutrição do café

adubação complementar

Coffee nutrition

complementary fertilization

##articleSummary.lastnum##
seção
Solos
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Hernán González-Osorio

Resumo

A adubação é uma das principais práticas que levam ao aumento da produtividade do café na Colômbia. Esta atividade é realizada através do fornecimento de fertilizantes ao solo, pois é este o meio onde crescem as raízes e, consequentemente, absorvem os nutrientes a curto, médio e longo prazo. Além da raiz, outros órgãos como as folhas são capazes de adquirir nutrientes, razão pela qual a sua aplicação na folhagem pode ser considerada em alguns casos como um complemento da nutrição edáfica. Para as condições da zona cafeeira do país, as preocupações com o efeito da nutrição foliar sobre o crescimento, a produção e a qualidade dos grãos do café têm sido permanentes. Neste seminário são apresentados alguns aspectos básicos da aplicação de fertilizantes foliares e são discutidos os resultados das experiências já realizadas na zona cafeeira colombiana.

Hernán González-Osorio, Centro Nacional de Investigaciones de Café

Investigador Científico I, Suelos

Artigos Semelhantes

1-10 de 126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.