Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Corretivos para café: ajuste corretamente a acidez do solo

Como Citar
Díaz-Poveda, V. C. (2020). Corretivos para café: ajuste corretamente a acidez do solo. Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71141. https://doi.org/10.38141/10795/71141

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Café

cal agrícola

dolomita

encalado

enmienda del suelo

poder relativo de neutralización total

Café

calcário agrícola

dolomita

calagem

corretivo do solo

poder relativo de neutralização total

Coffee

agricultural lime

dolomite

liming

soil amendment

relative total neutralizing power

##articleSummary.lastnum##
seção
Solos
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Vanessa Catalina Díaz-Poveda

Resumo

Dado que a acidez do solo é um problema na cafeicultura colombiana e que, atualmente no mercado nacional se oferece uma grande variedade de produtos que não necessariamente cumprem sua função de corretivo de acidez, foi realizada uma pesquisa na qual avaliou-se a qualidade e eficiência de alguns corretivos de uso comúm. Antes de mostrar os resultados desta pesquisa, são definidos conceitos importantes relacionados ao assunto e que costumam ser confundidos não só pelos consumidores, mas também pelo pessoal das mesmas empresas que os comercializam; dentre esses conceitos, destacam-se: corretivo, cal, poder de neutralização (PN), eficiência granulométrica (EG), umidade (U) e poder relativo de neutralização total. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que nem todos os corretivos que são comercializados na zona cafeeira como corretores de acidez têm a capacidade de aumentar o pH e neutralizar o alumínio trocável (Al3+). Em geral, os calcários são os produtos por excelência a serem utilizados nos processos de calagem, pois são os mais eficazes para corrigir a acidez do solo. Finalmente, um pequeno abridor de boca é dado sobre a aplicação de silício e sobre algumas avaliações realizadas a algumas das fontes utilizadas.

Vanessa Catalina Díaz-Poveda, Centro Nacional de Investigaciones de Café

Asistente de Investigación, Suelos

Artigos Semelhantes

1-10 de 127

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.