Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Qualidade de café: identifique seus componentes para a sua gestão

Como Citar
Osorio, V. (2020). Qualidade de café: identifique seus componentes para a sua gestão. Anais Do seminário científico Do Cenicafé, 71(1), e71106. https://doi.org/10.38141/10795/71106

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Análisis

granos de café

controles de calidad

evaluación sensorial

propiedades sensoriales

seguridad

Análise

grãos de café

controle de qualidade

avaliação sensorial

propriedades sensoriais

segurança

Analysis

coffee beans

quality controls

sensory evaluation

sensory properties

safety

##articleSummary.lastnum##
seção
Qualidade
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Valentina Osorio

Resumo

A qualidade do café está associada ao compromisso do cafeicultor em toda a cadeia produtiva para alcançar uma bebida com atributos sensoriais diferenciados. A combinação das características da cultura (espécie e variedade), ambientais (clima e solo) e fatores humanos, permitem a máxima expressão das qualidades intrínsecas do café, gerando os elementos necessários para alcançar sua posição no mercado de qualidade superior. A qualidade do café é determinada pelo conjunto de características químicas, microbiológicas, físicas e sensoriais que podem motivar um comprador a pagar um preço mais elevado pelo produto, o que representa uma melhor renda e maior rentabilidade para o cafeicultor. Para a avaliação da qualidade de um produto, é necessário o conhecimento das propriedades e qualidades que permitem sua classificação dentro dos valores de qualidade, bem como o que constitui um defeito ou uma característica não aceitável para o consumo. A análise física e sensorial do café descreve as principais características da qualidade do café que incluem: grãos pretos, vinagres, soltos, amassados, sãos, entre outros grãos, e as sensoriais como aroma, corpo, acidez. Neste seminário são apresentados os diferentes componentes que permitem a avaliação da qualidade do café, bem como os principais critérios para sua classificação.

Valentina Osorio, Centro Nacional de Investigación de Café

Investigador Científico I, Calidad, Cenicafé.


Artigos Semelhantes

1-10 de 126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.