Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Em lavouras perenes, incluindo o café, poucos estudos associam o ângulo de inclinação foliar com a estrutura e distribuição da luz presente na copa. No presente estudo, foram determinadas as diferenças na estrutura e na distribuição teórica da luz no dossel de duas progênies de café com ângulos foliares.
diferente. Na Estação Experimental Naranjal de Cenicafé (Caldas, Colômbia), Coffea arabica L. plantas com quatro anos semeadas, com densidade de 6.668 plantas / ha, das progênies CU1911 (folhas inclinadas verticalmente) e CX2391 (folhas inclinadas horizontalmente). Sete variáveis ??estruturais associadas à folhagem e sete com respeito ao caule foram medidas, e nove variáveis ??foram medidas em três perfis de árvores. Os parâmetros das funções Elipsoidal e Beta, coeficiente de extinção, fração de interceptação de radiação e índice de área foliar iluminada foram estimados matematicamente. As comparações foram feitas com o teste t de Mann-Whitney ou U (? = 0,05) entre os genótipos e com o teste de Duncan (? = 0,05) entre os perfis. Características como o tamanho da folha, o número de folhas e, em menor medida, a altura da planta, mostram alterações que podem estar associadas à distribuição da luz (coeficiente de extinção) dentro da copa, e esta com o ângulo da folha. . A fração de interceptação da radiação e o índice de área foliar iluminada sugerem diferentes desempenhos fotossintéticos teóricos. O crescimento dos ramos não foi associado ao gradiente de luz.