Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Distribuição das raízes na variedade de café castillo® sob dois arranjos espaciais

Como Citar
Rendón, J. R., & Giraldo-Herrera, A. (2019). Distribuição das raízes na variedade de café castillo® sob dois arranjos espaciais. Cenicafé Journal, 70(1), 7-17. https://doi.org/10.38141/10778/70101

Dimensions
PlumX

Palavras chave
Raíces totales

raíces finas

Coffea arabica

Total roots

fine roots

Coffea arabica

Raízes totais

raízes finas

Coffea arabica

##articleSummary.lastnum##
seção
Artigos
Termos de licença (See)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Andrea Giraldo-Herrera

Resumo

As raízes das plantas são órgãos importantes para a ancoragem, absorção e transporte de água e minerais da solução do solo. Para determinar a distribuição das raízes em plantações de café de cinco anos da variedade Castillo®, sob dois arranjos espaciais de 1,0 m x 1,0 m e 1,0 m x 2,0 m com 10.000 caules/ha, foram extraídas raízes da área de terra ocupada pela planta, 1,0 e 2,0 m2, respectivamente. As amostras foram colhidas a duas profundidades, de 0 a 25 cm e 25 a 50 cm e a distâncias horizontais a cada 25 cm da base do caule, 50 cm e 100 cm, para os arranjos espaciais de 1,0 x 1,0 m e 1,0 x 2,0 m, respectivamente, em quatro árvores. Com base em um projeto completamente randomizado, em uma disposição factorial, a distância de interação por profundidade foi avaliada para a variável de resposta (densidade total da raiz). Nos primeiros 25 cm de distância horizontal medida a partir da base do caule e a uma profundidade de 25 cm, a maior densidade de raízes finas e totais foi encontrada em ambos os arranjos espaciais, de acordo com o teste de 5%. A proporção de raízes totais até 25 cm de profundidade foi de 86,3% e 86,4% nos arranjos espaciais de 1,0 x 1,0 m e 1,0 x 2,0 m, respectivamente. Uma distância de 25 cm da base do caule poderia ser indicada como um local adequado para a aplicação de fertilizantes.

José Raúl Rendón, Cenicafé

Investigador Científico I. Disciplina de Fitotecnia. Cenicafé


Andrea Giraldo-Herrera, Universidad de Caldas

Ingeniera Agrónoma, Universidad de Caldas


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)